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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versión impresa ISSN 1646-2890versión On-line ISSN 1647-6700

Resumen

VASCONCELOS, Mónica; LUIS, Henrique  y  MENDES, Sónia. Literacia em saúde de estudantes universitários portugueses de cursos da área da saúde oral. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.2, pp.76-84.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.06.866.

Objetivos:

Estudar a literacia em saúde dos estudantes do 3.º ano da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e relacioná-la com os seus dados demográficos, comportamentos, autoperceção e estado de saúde oral.

Métodos:

Foi realizado um estudo observacional, analítico e transversal. A recolha dos dados incluiu um questionário, uma observação intraoral e uma entrevista. O questionário recolheu informação sobre os dados demográficos e comportamentos dos estudantes. Na entrevista foi aplicada a versão portuguesa do instrumento Newest Sign Vital (NSV-Pt) para o estudo da literacia em saúde. A observação intraoral incluiu o diagnóstico de cárie segundo os critérios do Internacional Caries Detection and Assessment System (ICDAS II). A análise estatística incluiu a estatística descritiva e foram utilizados os testes de qui-quadrado, Mann Whitney e Kruskal Wallis com um nível de significância de 5%.

Resultados:

A amostra foi constituída por 92 estudantes. A média de respostas corretas ao NSV-Pt foi 4,87 (dp=1,15). Nenhum estudante teve elevada probabilidade de literacia em saúde limitada e 87,6% dos estudantes revelaram ter uma literacia em saúde adequada. Verificou-se uma associação estatisticamente significativa entre a literacia em saúde e a frequência de visita à consulta de saúde oral (p=0,04).

Conclusões:

A maioria dos estudantes apresentaram uma literacia em Saúde adequada. Os estudantes que frequentaram mais frequentemente o profissional de saúde oral apresentaram piores níveis de literacia em saúde.

Palabras clave : Comportamentos de saúde; Estudantes; Literacia em Saúde; Saúde Oral.

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