SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Literacia em saúde de estudantes universitários portugueses de cursos da área da saúde oralRetratamento endodôntico em caninos inferiores com duas raízes: Relato de dois casos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

SILVA, Alícia; MENDES, Sónia  e  BERNARDO, Mário. Escovagem dentária e outras atividades de promoção da saúde oral em educação pré-escolar. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.2, pp.85-91.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.06.869.

Objetivos:

Os objetivos deste estudo foram caracterizar a implementação da escovagem e de outras medidas de promoção da saúde oral em jardins de infância e identificar os fatores que influenciam a implementação da escovagem dos dentes.

Métodos:

A recolha de dados foi efetuada através de um questionário online dirigido aos educadores de infância a lecionar em Portugal. O questionário incluiu a caracterização do jardim de infância, do educador, da escovagem dos dentes e de outras medidas. Foi realizada a estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste não-paramétrico do qui-quadrado (α=0,05).

Resultados:

A amostra incluiu 1618 educadores de infância, com uma média de 47,1 anos (dp=9,975). A escovagem diária era realizada em 40,6% dos jardins de infância. As principais razões apontadas para a não escovagem foram o risco de transmissão de doenças e limitações de recursos humanos e de espaço. Uma percentagem considerável de jardins de infância (43,8%) nunca foi visitada pelas equipas de saúde oral. Nos jardins de infância onde os educadores exercem há mais anos (p=0,004), onde os educadores tiveram formação sobre saúde oral (p<0,001) e onde as equipas de saúde oral atuaram (p<0,001), a escovagem dos dentes foi mais frequente.

Conclusões:

A escovagem dos dentes revelou-se implementada em menos de metade dos jardins de infância portugueses, sendo que esta é potenciada pela formação dos educadores em temas sobre saúde oral e pelas ações das equipas de saúde oral.

Palavras-chave : Crianças em idade pré-escolar; Escovagem dos dentes; Promoção da Saúde; Saúde escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )