SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Eficácia do polimento intraoral de cerâmicas - avaliação da rugosidade em 2D e 3DIdade de erupção do primeiro dente decíduo numa população de crianças portuguesas: um estudo transversal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

MENDES, Teresa Almeida et al. Rigidez da ligação implante-pilar com diferentes tipos de conexões e pilares: estudo in vitro. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.3, pp.134-140.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.10.880.

Objetivos:

Avaliar o efeito do tipo de pilar e do tipo de conexão na rigidez da ligação implante-pilar, quando o conjunto é submetido a cargas cíclicas.

Métodos:

Foram avaliados 18 implantes com três tipos diferentes de conexões: hexágono externo, tri-channel e conexão cónica. Metade dos implantes foram conectados a pilares de titânio e a outra metade a pilares de zircónia, formando 6 grupos experimentais (n=3). Os implantes foram submetidos a 1.200.000 ciclos de carga com uma amplitude de forças de 90 N. Durante a aplicação das cargas, foi calculada a rigidez da ligação implante-pilar para cada ciclo. Os valores obtidos foram analisados com o teste ANOVA de duas vias de acordo com o tipo de pilar e de conexão.

Resultados:

Verificou-se uma tendência para o aumento da rigidez ao longo dos ciclos de carga. O tipo de pilar não influenciou a rigidez (p=0,883). Quanto às conexões, o hexágono externo apresentou valores de rigidez inferiores aos verificados nas conexões internas, sendo a diferença estatisticamente significativa (p=0,013).

Conclusões:

Não se verificaram alterações na rigidez implante-pilar de acordo com o tipo de pilar. O hexágono externo demonstrou ser uma conexão menos rígida e estável comparativamente às conexões internas.

Palavras-chave : Pilar sobre implante; Implantes dentários; Titânio; Zircónia tetragonal estabilizada com ítrio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )