SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número4Ansiedade dos utentes face ao tratamento dentário: Uma scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

SALGADO, Helena et al. Utilização do grafeno para reforço do polimetilmetacrilato utilizado em Medicina Dentária - Revisão sistemática. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.4, pp.179-188.  Epub 30-Dez-2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.12.1046.

Objetivos:

Realização de uma revisão sistemática para verificar a alteração do comportamento mecânico do polimetilmetacrilato utilizado em dentária pela adição de grafeno.

Métodos:

Dois investigadores independentes efetuaram uma pesquisa em três bases de dados (Pubmed/MEDLINE, Web of Science, Embase) até 31 de dezembro de 2021. Realizou-se também uma pesquisa manual para identificar publicações relevantes. A pergunta de investigação definida foi “Em medicina dentária, o polimetilmetacrilato reforçado com grafeno apresenta melhores propriedades mecânicas do que o polimetilmetacrilato convencional?”. A seleção dos artigos seguiu o fluxograma PRISMA, considerando os critérios de inclusão e exclusão definidos. A concordância entre investigadores foi calculada pelo coeficiente Kappa de Cohen. A qualidade dos estudos foi avaliada através da checklist do Joanna Briggs Institute para estudos quasi-experimentais.

Resultados:

Seis estudos in vitro foram incluídos na análise qualitativa. No total dos estudos analisados nesta revisão foram avaliados 247 provetes, 81 dos quais eram compostos por polimetilmetacrilato convencional e 166 por polimetilmetacrilato aditivado com grafeno. As propriedades mecânicas avaliadas foram: resistência à flexão, módulo de elasticidade, dureza, resistência à flexão biaxial e resistência ao impacto. Maioritariamente, estas propriedades melhoraram com a adição de determinadas concentrações de grafeno. A análise da qualidade dos artigos demonstrou um baixo risco de viés.

Conclusões:

Considerando as limitações deste estudo, podemos concluir que o grafeno parece melhorar algumas propriedades mecânicas do polimetilmetacrilato utilizado em medicina dentária. No entanto, mais estudos são necessários para se compreender a concentração ideal de grafeno para se obter o melhor desempenho clínico das resinas protéticas.

Palavras-chave : Óxido de grafeno; Testes mecânicos; Polimetilmetacrilato; Prostodontia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )