SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número4Utilização do grafeno para reforço do polimetilmetacrilato utilizado em Medicina Dentária - Revisão sistemáticaMicrodureza e resistência à flexão de duas resinas de base de prótese impressas em 3D índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

COUTO, Beatriz Ferraz; COUTO, Germano Rodrigues  e  SAMPAIO, Francisco. Ansiedade dos utentes face ao tratamento dentário: Uma scoping review. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.4, pp.189-197.  Epub 30-Dez-2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.12.1045.

Objetivos:

A ansiedade face ao tratamento dentário trata-se de uma problemática frequente, pelo que importa identificar os potenciais fatores protetores e potenciadores da mesma, bem como as suas potenciais consequências. A ansiedade é uma emoção que tem impactos negativos que podem impedir a capacidade de tomar decisões e de dar resposta a algumas tarefas diárias. O objetivo passa por mapear a literatura científica relativamente à ansiedade face ao tratamento dentário nos adultos.

Métodos:

Para a realização deste estudo recorreu-se a uma scoping review, a qual foi registada na Open Science Framework. A redação do artigo foi estruturada de acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews.

Resultados:

Foram identificados 465 artigos, 19 dos quais incluídos para análise. Nestes, foram identificados fatores potenciadores de ansiedade, tais como a utilização de turbina nos dentes e experiências negativas anteriores, fatores protetores da ansiedade, tais como as visitas regulares ao médico dentista e o médico dentista estar calmo, mostrar empatia e dar apoio emocional, e consequências reais e/ou potenciais da ansiedade, tais como adiar ou desmarcar as consultas e uma má saúde oral.

Conclusões:

Os resultados deste estudo podem ser um contributo para auxiliar o médico dentista na sua prática clínica, através da antecipação de situações de ansiedade, o que poderá permitir que este adote estratégias preventivas com a introdução de metodologias de avaliação prévias.

Palavras-chave : Ansiedade; Ansiedade ao tratamento odontológico; Revisão; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )