SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Propriedades mecânicas e de superfície de uma resina dentária para impressão 3D reforçada com grafeno índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

ROQUE, João Carlos et al. Translucidez e diferenças de cor de materiais cerâmicos policristalinos antes e depois da estratificação. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2023, vol.64, n.1, pp.3-11.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2023.02.1047.

Objetivo:

Avaliar a transmitância (%T) e diferença de cor (ΔE*) de seis núcleos de zircónia em relação à alumina, em oito substratos coloridos antes e após aplicação de cerâmica.

Métodos:

Produziram-se núcleos em forma de disco (n=5) de alumina, zircónia branca, zircónia de cor média, Ice Translucent e Prettau (branco e colorido D3) com espessura uniforme para determinar a cor por estratificação. Antes e depois, determinou-se a %T e a ΔE* em oito substratos. Os dados foram analisados com testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney (α<0,05).

Resultados:

Os valores de %T e ΔE* foram significativamente diferentes (p<0,001) antes e após a aplicação da cerâmica. Relativamente à %T, a zircónia branca Prettau foi a mais afetada, ultrapassando a alumina. As zircónias coloridas diminuíram equitativamente. Quanto à ΔE*, as zircónias estavam inicialmente acima do limite de aceitabilidade clínica e abaixo deste após aplicação da cerâmica. A zircónia branca ficou abaixo do limiar de impercetibilidade clínica. A alumina inicialmente apresentou-se abaixo do limite de aceitabilidade clínica para dois substratos, mas abaixo do limite de impercetibilidade clínica para quatro após aplicação da cerâmica. Os substratos influenciaram a ΔE* de todos sendo evidentes em três.

Conclusões:

Os materiais influenciam a %T e a ΔE*. A zircónia colorida apresentou menor %T que a branca e ambas menos que a alumina, antes e após a aplicação da cerâmica. Todos os materiais se apresentaram dentro do limite de aceitabilidade clínica após a aplicação da cerâmica. Os substratos têm mais influência na ΔE* antes da aplicação da cerâmica.

Palavras-chave : Alumina; Cerâmica; Cor; Materiais dentários; Zircónia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )