SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Prevalência de lesões orais numa população pediátrica BrasileiraMetástase para a glândula sublingual de um carcinoma metaplásico da mama - relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

MENESES, Kelly Chrystine Barbosa; FRANCA, Glória Maria de; FERREIRA, Sonia Maria Soares  e  NOBREGA, Diego Figueiredo. Saúde oral e lesões orais em crianças: avaliação do conhecimento, práticas e atitudes do médico pediatra. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2023, vol.64, n.1, pp.42-49.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2023.03.1049.

Objetivos:

O trabalho tem por objetivo avaliar o conhecimento, práticas e atitudes do pediatra em relação à promoção de saúde oral, cuidados orais, cáries e lesões orais em crianças.

Métodos:

Tratou-se de um estudo transversal, realizado com pediatras do Estado de Alagoas, Brasil. Os dados foram recolhidos no período entre março e junho de 2019, por meio de um questionário respondido por 134 pediatras.

Resultados:

Embora 91% da amostra tenha relatado orientar o início da escovagem dentária após a erupção do primeiro dente, apenas 10,4% dos pediatras orientam o uso do dentifrício com base em evidência (contendo pelo menos 1000 ppm de flúor). Em relação à orientação dietética, 71% da amostra admitiu alertar sobre o consumo excessivo de alimentos açucarados, porém apenas 28,4% da amostra reconheceu a sacarose (açúcar da cana) como o carboidrato mais cariogénico da dieta. A maior parte da amostra (59,7%) afirmou reconhecer os primeiros sinais de surgimento de cárie, embora apenas 10% tenham classificado a presença de manchas brancas como um sinal precoce da doença.

Conclusões:

Os conhecimentos, atitudes e práticas dos pediatras em relação à saúde oral torna-se imprescindível para que estes profissionais possam pautar a sua conduta clínica com base em evidências científicas

Palavras-chave : Conhecimento; Manifestações orais; Pediatria; Saúde oral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )