SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número2A ansiedade, medo e stress nos Profissionais de Saúde Oral durante o primeiro ano de pandemia por Covid-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

MICHELOTTO, André Luiz da Costa; ODA, Lisa Yurie  e  BATISTA, Antonio. Tratamento endodôntico de um primeiro molar inferior com seis canais radiculares - relato de caso. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2023, vol.64, n.2, pp.93-98.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2023.07.1060.

O primeiro molar inferior geralmente apresenta uma raiz mesial com dois canais radiculares e uma raiz distal com um ou dois canais radiculares. No entanto, podem ocorrer variações nessa morfologia, como a presença de múltiplos canais radiculares. Um paciente do sexo masculino, de 20 anos, apresentou-se com uma queixa principal de dor e edema na região mandibular esquerda. Com base em exames clínicos e radiográficos, foi estabelecido

o diagnóstico de periodontite apical sintomática. Inicialmente, dois canais radiculares na raiz mesial e dois na raiz distal do dente #36 foram localizados e negociados sob um microscópio operatório. Após exploração adicional, mais dois canais radiculares foram localizados na raiz mesial. Os seis canais radiculares foram preparados e, para a irrigação final, as soluções irrigadoras foram agitadas utilizando um instrumento ultrassónico. Foi feito um curativo com pasta de hidróxido de cálcio e, um mês depois, o paciente apresentou-se sem sinais ou sintomas. A obturação do canal radicular foi realizada utilizando a técnica de cone único, com cones de guta-percha e cimento endodôntico biocerâmico.

Passados 12 meses, foi feita uma radiografia periapical, que mostrou reparo ósseo na região perirradicular. A presença de quatro canais radiculares na raiz mesial do primeiro molar inferior é uma configuração rara. Possíveis variações anatómicas no sistema de canais radiculares devem ser consideradas pelo profissional, que deve analisar criteriosamente os exames de imagem, além da observação clínica durante o tratamento, para que todos os canais sejam localizados e tratados para alcançar o sucesso.

Palavras-chave : Variação anatómica; Endodontia; Molar; Preparação do canal radicular; Tratamento do canal radicular.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )