SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número4Perfil sociodemográfico e oral das pessoas com deficiência da clínica da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

BARROS, Cleuzilena; NEVES, Cristina Bettencourt  e  MENDES, Sónia. Produtos e práticas de higiene oral sustentáveis: Perspetivas, expectativas e barreiras de residentes em Portugal. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2023, vol.64, n.4, pp.139-146.  Epub 30-Dez-2023. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2023.12.1201.

Objetivos:

Há uma crescente sensibilização para o impacto das práticas quotidianas sobre o ambiente e uma maior preocupação das empresas no desenvolvimento de produtos sustentáveis, surgindo no mercado uma variedade de produtos para utilização na higiene oral.

Este estudo pretendeu analisar a perspetiva do consumidor relativamente aos produtos sustentáveis de autocuidados de saúde oral, nomeadamente as práticas, perceção e barreiras sentidas no que se refere à utilização destes produtos.

Métodos:

Estudo transversal, dirigido a indivíduos maiores de 18 anos, residentes em Portugal. Os dados foram obtidos através de um questionário on-line, que recolheu informação sobre a utilização de produtos de higiene oral sustentáveis, práticas, perceções e dificuldades sentidas na adoção de um estilo de vida sustentável. Foi realizada a estatística descritiva das variáveis.

Resultados:

A amostra foi constituída por 185 participantes. A maioria (64,3%) considerou “muito importante” existir um investimento no desenvolvimento de produtos de higiene oral sustentáveis. No entanto, apenas 37,3% referiram já ter utilizado este tipo de produtos, mostrando-se satisfeito ou muito satisfeito com os produtos utilizados. As principais dificuldades sentidas para utilização destes produtos foram o desinteresse pessoal (93,0%), a dificuldade no acesso aos produtos (69,2%) e o preço elevado (61,1%).

Conclusões:

Os participantes mostraram-se sensibilizados para a utilização de produtos de higiene oral sustentáveis, no entanto ainda há uma baixa frequência da sua utilização. Seria importante o estudo da eficácia e segurança deste tipo de produtos, de modo a promover a utilização de produtos de higiene oral mais amigos do ambiente.

Palavras-chave : Comportamento do consumidor; Saúde oral; Percepção; Desenvolvimento sustentável.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )