SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Análise da atividade, participação e sustentabilidade da ação transformadora: reflexões a partir do Projeto Matriosca índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

VIDAL-GOMEL, Christine; DELGOULET, Catherine  e  GEOFFROY, Céline. Competências coletivas e formação em condução de veículos de socorro num contexto de especialização de bombeiros sapadores em França. Laboreal [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.14-31. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealx0114cvg.

O presente estudo foi realizado a pedido de uma escola departamental de combate ao incêndio e socorro de bombeiros sapadores em França. Desenvolvido com base nas abordagens da ergonomia e da didática profissional, trata-se aqui de realizar uma análise da atividade de condução de dois veículos em situações de emergência, no sentido de melhorar a formação em condução num contexto de especialização de motoristas. A partir de entrevistas, de filmagens de saídas do piquete e de autoconfrontações, mostramos que se trata de uma atividade coletiva multidimensional e identificamos diferentes estratégias de condução, que são organizadas pelo conceito pragmático de fluidez de condução. Estas estratégias podem então ser utilizadas para servir o duplo objetivo de uma saída de piquete em situação de emergência: chegar o mais rápido possível ao local da ocorrência evitando incidentes no caminho. Os resultados destacam as limitações da formação atual e as armadilhas que surgem na especialização dos motoristas.

Palavras-chave : Condução do camião; intervenções de emergência; competências coletivas; análise da atividade; formação.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons