SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Competências coletivas e formação em condução de veículos de socorro num contexto de especialização de bombeiros sapadores em FrançaA atividade dos formadores no reconhecimento e validação de adquiridos: a evolução de um instrumento a partir da atividade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

DUARTE, Sérgio  e  VASCONCELOS, Ricardo. Análise da atividade, participação e sustentabilidade da ação transformadora: reflexões a partir do Projeto Matriosca. Laboreal [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.32-46. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealx0114sd.

Apesar de consensual, a participação é um conceito ambíguo. A análise da atividade é uma forma de garantir que as intervenções participativas sejam mais justas e sustentadas no real. O Projeto Matriosca é um exemplo de uma intervenção participativa em que o recurso à análise da atividade por parte dos consultores que a conduzem é essencial. Esta intervenção, focada no incremento da segurança e saúde no trabalho, foi implementada numa empresa do setor químico e teve impacto visível e reconhecido pelos participantes. Apesar de ter havido no seio da empresa uma intenção de continuar o processo com recursos internos e de ter sido definido um procedimento para tal, não é claro que se tenham conseguido alcançar o objetivo. A discussão deste caso desemboca numa reflexão acerca da importância da análise da atividade e do recurso a profissionais que a dominem, bem como de outras condições metodológicas, contextuais e estratégicas a considerar na conceção e análise deste tipo de intervenções.

Palavras-chave : Análise da atividade; participação; formação-ação; sustentabilidade.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons