SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Activity Analysis, Participation and Sustainability of the Transformative Action: Reflections From the Matriosca ProjectTeachers’ work strategies and struggles towards the end of their careers: Elements for a gender-oriented approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

FERNANDES, Joana  and  SANTOS, Marta. A atividade dos formadores no reconhecimento e validação de adquiridos: a evolução de um instrumento a partir da atividade. Laboreal [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.47-58. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealx0114jf.

Procurou-se através desta pesquisa aumentar o conhecimento acerca da atividade dos formadores numa tipologia formativa particular, o Reconhecimento e a Validação de Adquiridos. O referencial de competências-chave emergiu enquanto principal instrumento da atividade destes formadores, mediando a sua ação em relação ao objeto, o reconhecimento e a validação dos saberes previamente adquiridos pelos formandos. Através da análise da atividade e de entrevistas coletivas a formadores, procurou-se conhecer, a natureza dos instrumentos mobilizados na atividade e o seu processo de atualização no uso. A análise dos dados demonstrou que os instrumentos evoluem através da atividade, traduzindo-se na sua contínua reconceção, através das géneses instrumentais. Compreendeu-se, ainda, que a larga margem de manobra concedida a estes formadores para fazerem evoluir os instrumentos é, em simultâneo, fonte de satisfação, pelo espaço que confere à inventividade do formador, mas também causa de desconforto, pela ausência de validação dessa evolução pelo coletivo de trabalho

Keywords : Atividade de formador; instrumento; géneses instrumentais; reconhecimento e validação de adquiridos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License