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Laboreal
versão On-line ISSN 1646-5237
Resumo
FERNANDES, Joana e SANTOS, Marta. A atividade dos formadores no reconhecimento e validação de adquiridos: a evolução de um instrumento a partir da atividade. Laboreal [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.47-58. ISSN 1646-5237. https://doi.org/10.15667/laborealx0114jf.
Procurou-se através desta pesquisa aumentar o conhecimento acerca da atividade dos formadores numa tipologia formativa particular, o Reconhecimento e a Validação de Adquiridos. O referencial de competências-chave emergiu enquanto principal instrumento da atividade destes formadores, mediando a sua ação em relação ao objeto, o reconhecimento e a validação dos saberes previamente adquiridos pelos formandos. Através da análise da atividade e de entrevistas coletivas a formadores, procurou-se conhecer, a natureza dos instrumentos mobilizados na atividade e o seu processo de atualização no uso. A análise dos dados demonstrou que os instrumentos evoluem através da atividade, traduzindo-se na sua contínua reconceção, através das géneses instrumentais. Compreendeu-se, ainda, que a larga margem de manobra concedida a estes formadores para fazerem evoluir os instrumentos é, em simultâneo, fonte de satisfação, pelo espaço que confere à inventividade do formador, mas também causa de desconforto, pela ausência de validação dessa evolução pelo coletivo de trabalho
Palavras-chave : Atividade de formador; instrumento; géneses instrumentais; reconhecimento e validação de adquiridos.