SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Un dispositivo de experimentación para los evaluadores de validación de experiencias adquiridasLa salud y la seguridad de los alumnos en centros de capacitación profesional: enfoques, representaciones y género índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Laboreal

versión On-line ISSN 1646-5237

Resumen

TOURMEN, Claire; LEROUX, Annie  y  BENEY, Sylvie. O que se aprende nos primeiros momentos do trabalho e como?. Laboreal [online]. 2014, vol.10, n.2, pp.43-60. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealx0214ct.

As aprendizagens profissionais são frequentemente vistas como processos longos que necessitam do tempo de uma experiência aprofundada, diversificada e repetida. Contudo, a questão do tempo de aprendizagem mantem-se como uma real questão. Queríamos explorar o que se aprende nos primeiros momentos de trabalho e como, o que nos conduziu a questionar o papel da observação e a dimensão cultural das primeiras aprendizagens profissionais. Suportadas por um quadro teórico e metodológico da didática profissional, proveniente da psicologia ergonómica do trabalho, completado por um referencial da psicologia cultural, efetuámos uma análise das tarefas do trabalho de Assistentes de Serviço Social no seio de duas organizações, assim como uma análise da atividade de seis profissionais experientes e de três estagiários de primeiro ano. Os resultados revelam que algumas aprendizagens se realizam logo nos primeiros momentos do trabalho, sendo que uma parte se relaciona com as dimensões ditas “culturais” dos ambientes de trabalho, o que nos levou a propor a utilização do conceito de “cena” para analisar as primeiras aprendizagens profissionais.

Palabras clave : Observação; Aprendizagem; Cultura; Trabalho social.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons