SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Health, gender and labor in public schools: potentialities and challenges of an experience with “extended research and intervention community”The ingredients of hotel managers' competence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

MORAES, Thiago Drumond; ROHR, Roseane Vargas  and  ATHAYDE, Milton. Ingresso, permanência e abandono na profissão de motoboys: Constituição de si e da profissão. Laboreal [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.69-83. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealxi0115tdm.

O reduzido número de pesquisas sobre motoboys investigou as condições e formas de organização do trabalho e seus efeitos sobre trabalhadores. Pouco se pesquisou sobre as características das pessoas que exercem a profissão. Assim, objetivou-se analisar o ingresso, permanência e abandono do trabalho nesta profissão e seus efeitos subjetivos e coletivos. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, envolvendo 189 motoboys, realizado por meio de instrumentos e técnicas de investigação com orientação da Ergologia, mobilizando abordagens da Ergonomia da Atividade, Psicodinâmica do Trabalho e Clínica da Atividade. Os resultados revelam aspectos contribuintes para o ingresso, abandono ou permanência na profissão: características do trabalho, condições de vida dos trabalhadores, rede de relações pessoais e sociais e possibilidade de produção de si por meio do trabalho. Concluiu-se que a diversidade de trajetórias profissionais dificulta a consolidação do coletivo profissional, requerendo de órgãos públicos políticas de formação, promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho.

Keywords : Motoboy; Profissão; Coletivo de trabalho; Constituição de si; Acidentes de trabalho.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License