SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Para o estudo da difusão do Modelo Operário: Três histórias do Chile. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

VOGEL, Laurent. A atualidade do modelo operário italiano nas lutas pela saúde no trabalho. Laboreal [online]. 2016, vol.12, n.2, pp.10-17. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealxii0216lv.

Denomina-se por “modelo operário italiano” um conjunto de práticas e de análises que, a partir dos anos 60 do século XX, transformaram profundamente a abordagem tradicional da saúde no trabalho. Nascido a partir de mobilizações em grandes empresas, esta experiência esteve igualmente na origem de um questionamento das disciplinas especializadas no domínio da saúde e segurança no trabalho. Se o mundo do trabalho mudou significativamente, alguns elementos essenciais do modelo operário italiano configuram ainda um contributo válido nas respostas aos problemas atuais de saúde e segurança no trabalho. Um balanço crítico permite também identificar alguns dos seus aspetos negligenciados ou limitações.

Palavras-chave : História da saúde e segurança no trabalho; participação dos trabalhadores; sindicalismo; luta de classes.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons