SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A concepção de cooperação das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)Os incentivos à produção, seus efeitos na segurança e na saúde do trabalho e entre coletivos de trabalho: uma abordagem da formação em ergonomia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

GUARDIA, Marcelle La  e  LIMA, Francisco. Cooperação e relações de Confiança: a construção da segurança e da saúde no trabalho de alto risco. Laboreal [online]. 2019, vol.15, n.1, pp.1-23. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.1331.

Em uma concessionária de energia, as equipes de manutenção em rede energizada são formadas por, no mínimo, três integrantes. Com a redução do quadro de eletricistas, um estudo realizado pela engenharia, setor de treinamento e eletricistas da empresa concluiu pela viabilidade da realização de serviços com dois integrantes. Esse grupo técnico concluiu que é “tecnicamente possível” realizar as atividades dessa forma. No entanto, outros eletricistas e os representantes sindicais afirmam que a execução das tarefas em duplas irá afetar a saúde e a segurança dos trabalhadores. A solução passou por uma pesquisa que colocou em debate o trabalho real. Olhar para a atividade e as relações intersubjetivas possibilitou - e este é o objeto deste artigo - desvendar como a cooperação e a confiança são construídas no dia a dia e como elas são bases para a eficiência da gestão coletiva dos riscos em situações complexas.

Palavras-chave : Supervisão para Saúde e Segurança; Organização do Trabalho e Sistemas Sociotécnicos; Complexidade das Tarefas; Cooperação; Confiança.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons