SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Abordagem clínica das relações entre saúde e trabalho. Contribuições e desafiosA Psicologia do trabalho e as Clinicas do trabalho no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

GUERRERO MORALES, Patricia et al. Clínicas do trabalho no Chile: três experiências de intervenção em uma sociedade danificada por uma gestão ‘managerial'. Laboreal [online]. 2019, vol.15, n.2, pp.1-24. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.15509.

O artigo propõe-se problematizar o processo de transformações do trabalho contemporâneo no Chile. Três experiências são descritas a partir de estudos desenvolvidas na perspetiva das clínicas do trabalho (educacional, psicossocial e socioanálise) em diferentes cenários de trabalho. A seguir, faz-se uma reflexão sobre a relevância da abordagem da clínica do trabalho como forma de intervenção que contribui para a compreensão dos processos subjetivos dos trabalhadores, nas suas dimensões individual, grupal e política.

Palavras-chave : transformações do trabalho contemporâneo; sujeito social; clínicas do trabalho; clínica psicossocial do trabalho; socioanálise.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons