SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1El tabú de la seducción como trabajo en la profesión de actuación: elementos de una investigación psicodinámica del trabajoSector de la construcción: evaluación de guantes de protección contra riesgos mecánicos fabricados en el Perú índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Laboreal

versión On-line ISSN 1646-5237

Resumen

SANTOS, Rodrigo Augusto dos  y  ROCHA, Raoni. Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA. Laboreal [online]. 2020, vol.16, n.1, pp.1-26. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.16031.

Este estudo teve por objetivo mapear o conhecimento tácito de integrantes de uma equipe universitária de construção de um veículo fora de estrada, conhecido como BAJA, para identificar as carências de uma equipe com grande rotatividade entre seus membros e propor alternativas para a retenção do conhecimento. Buscou-se conhecer a atividade de trabalho dos membros por meio de observações da atividade real e entrevistas. Em seguida, foram realizados workshops com o intuito de efetuar um mapeamento da experiência dos seus participantes e de definir as carências em termos de competência, em cada um dos setores do projeto. Os resultados mostram que a compreensão e o mapeamento do conhecimento tácito permitiram identificar as principais necessidades de qualificação no projeto e criar perspectivas de contratação específicas. Ao mesmo tempo, esta pesquisa mostra a necessidade de articulação entre os conceitos de competência oriundos da Ergonomia da Atividade e da Gestão do Conhecimento Tácito.

Palabras clave : Análise da Atividade; BAJA; Ergonomia; Gestão do Conhecimento Tácito; Mix de Similaridade.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons