SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O tabu da sedução como trabalho na profissão de ator: elementos de uma investigação de psicodinâmica do trabalhoSetor da construção: avaliação de luvas de proteção contra riscos mecânicos fabricadas no Peru índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

SANTOS, Rodrigo Augusto dos  e  ROCHA, Raoni. Pilotando a experiência: o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA. Laboreal [online]. 2020, vol.16, n.1, pp.1-26. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.16031.

Este estudo teve por objetivo mapear o conhecimento tácito de integrantes de uma equipe universitária de construção de um veículo fora de estrada, conhecido como BAJA, para identificar as carências de uma equipe com grande rotatividade entre seus membros e propor alternativas para a retenção do conhecimento. Buscou-se conhecer a atividade de trabalho dos membros por meio de observações da atividade real e entrevistas. Em seguida, foram realizados workshops com o intuito de efetuar um mapeamento da experiência dos seus participantes e de definir as carências em termos de competência, em cada um dos setores do projeto. Os resultados mostram que a compreensão e o mapeamento do conhecimento tácito permitiram identificar as principais necessidades de qualificação no projeto e criar perspectivas de contratação específicas. Ao mesmo tempo, esta pesquisa mostra a necessidade de articulação entre os conceitos de competência oriundos da Ergonomia da Atividade e da Gestão do Conhecimento Tácito.

Palavras-chave : Análise da Atividade; BAJA; Ergonomia; Gestão do Conhecimento Tácito; Mix de Similaridade.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons