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Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

LIMA, Francisco de Paula Antunes; RIBEIRO, Rodrigo; LA GUARDIA, Marcelle  e  NAGEM, Samira. Análise do Curso de Ação e do Projeto Antropocêntrico: contribuições para a conceção de sistemas automatizados. Laboreal [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.1-38. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.16668.

Fracassos no desenvolvimento de tecnologias antropocêntricas, desde os anos 1950, sugerem que os princípios gerais de conceção abrem espaços para projetos sociotécnicos, mas são pouco operacionais para integrar o social, o subjetivo e o técnico. Este artigo mostra como a teoria do “curso da ação”, que faz parte do campo da ergonomia da “atividade”, contribui para efetivar essa integração. Com base num caso de automação de pequenas centrais hidroelétricas (PCHs), onde conceitos e métodos da teoria do curso de ação foram utilizados no projeto de novas situações de trabalho, demonstra-se, de forma mais ampla, a necessidade de uma praxeologia empírica para tratar interfaces H-H (formação) e H-M (automação), ou sistemas H-H-M. Teoricamente, as contribuições deste artigo situam-se no polo tecnológico do Programa de Pesquisa do Curso de Ação e, em termos práticos, constitui um alerta para que a indústria 4.0 não repita o mito da fábrica “sem homens”.

Palavras-chave : curso de ação; representamen; projeto antropocêntrico; conhecimento tácito; indústria 4.0.

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