SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aprehender el desarrollo de las organizaciones en la encrucijada entre el curso de acción y el enfoque instrumental: la perspectiva transicionalModelización teórica de la experiencia mimética y “Curso de acción”: análisis de situaciones de formación en enseñanza, salud y deporte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Laboreal

versión On-line ISSN 1646-5237

Resumen

TERRE, Nicolas; SEVE, Carole  y  HUET, Benoît. A construção conjunta de um observatório e de um objeto teórico: o exemplo do relato da experiência e do espaço de ação. Laboreal [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.1-20. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.16942.

Este artigo, baseado num estudo realizado com uma turma de 26 alunos que faziam parte de um projeto anual denominado “Arctic Kayak”, tem um desafio duplo. O primeiro desafio é apresentar a dinâmica da construção conjunta, através de voltas e reviravoltas, entre um observatório e um objeto teórico. O segundo desafio é apresentar novas noções que possam enriquecer o programa de pesquisa do “curso de ação”. A primeira delas é a noção de “relato de experiência” que permite conceber um observatório que visa abordar a experiência de um importante grupo de atores num período de tempo relativamente longo. Essas histórias oferecem uma descrição condensada da experiência de todos os alunos durante as aulas de caiaque que levam a diferentes eixos de análise. A segunda noção é a de “espaço de ação”, que é uma redução do objeto teórico “curso de experiência”. Corresponde, para um ator e para uma determinada unidade de tempo, ao conjunto de elementos do ambiente aos quais esse ator atribui qualidades particulares. A análise dos espaços de ação dos alunos permitiu identificar evoluções e transformações típicas nos seus julgamentos percetivos durante as aulas. Esses resultados especificaram a hipótese dos três processos (em situação, em corporação, em cultura) da apropriação proposta por Theureau.

Palabras clave : curso de ação; caiaque; histórias de experiência; espaço de ação; apropriação.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons