SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Theoretical modeling of the mimetic experience and “Course of action”: analysis of training situations in education, health, and sportImplication and Research Groups and Organidrama as devices for Research and Intervention in the working world author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

FLANDIN, Simon; SAL INI, Deli; DRAKOS, Artemis  and  POIZAT, Germain. Conceção de formações que facilitem o surgimento de novos significados face a acontecimentos inéditos e críticos. Laboreal [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.1-44. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.17291.

A nossa investigação encara os cursos de formação como oportunidades para perturbar e/ou re-energizar a dinâmica de significado para os participantes. Os objetivos desta contribuição são (i) fazer avançar a conceptualização das formações concebidas como ajudas para os participantes na compreensão e transformação da sua atividade, e (ii) desenvolver princípios transversais de conceção que permitam a implementação destas formações em diferentes contextos. Contamos com a análise dos cursos de formação destinados a gerir ou superar acontecimentos experimentados como novos e críticos pelos indivíduos em causa. Os princípios de conceção destas formações e os seus efeitos são analisados utilizando as ferramentas conceptuais do curso de ação, integrando duas dimensões adicionais : ficcional e baseada em eventos. A contribuição para o programa do curso de ação e para a investigação em formação é discutida no final do artigo através do prisma da hipótese da atividade-sinal.

Keywords : formação; atividade-sinal; abdução; impasse; programa de investigação tecnológica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License