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Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

FLANDIN, Simon; SAL INI, Deli; DRAKOS, Artemis  e  POIZAT, Germain. Conceção de formações que facilitem o surgimento de novos significados face a acontecimentos inéditos e críticos. Laboreal [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.1-44. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.17291.

A nossa investigação encara os cursos de formação como oportunidades para perturbar e/ou re-energizar a dinâmica de significado para os participantes. Os objetivos desta contribuição são (i) fazer avançar a conceptualização das formações concebidas como ajudas para os participantes na compreensão e transformação da sua atividade, e (ii) desenvolver princípios transversais de conceção que permitam a implementação destas formações em diferentes contextos. Contamos com a análise dos cursos de formação destinados a gerir ou superar acontecimentos experimentados como novos e críticos pelos indivíduos em causa. Os princípios de conceção destas formações e os seus efeitos são analisados utilizando as ferramentas conceptuais do curso de ação, integrando duas dimensões adicionais : ficcional e baseada em eventos. A contribuição para o programa do curso de ação e para a investigação em formação é discutida no final do artigo através do prisma da hipótese da atividade-sinal.

Palavras-chave : formação; atividade-sinal; abdução; impasse; programa de investigação tecnológica.

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