SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Articulating work activity and territorial construction of the activity to understand and transform the use of phytopharmaceutical products and their protagonists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

ASTUDILLO, Pamela; IBARRA, Carlos  and  VALDES, Francisco. A realidade da atividade de trabalho no processo de transformação de produtos do mar: quando o território determina inequidades. Laboreal [online]. 2021, vol.17, n.2, e18617.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.18617.

A atividade pesqueira produz a identificação e o conhecimento do comércio num determinado contexto. Neste artigo são apresentados dois estudos de caso: 1) Mulheres trabalhadoras em processo de transformação de ostras; 2) Operadoras de descarregamento de pescado, numa outra empresa pesqueira. Ambas as situações são analisadas a partir do modelo centrado na pessoa em atividade, as quais foram realizadas através do esquema de intervenção ergonómica, apresentando as seguintes etapas da intervenção: análise da demanda; pré-diagnóstico; e proposta de intervenção. As atividades estudadas mostram as desigualdades vinculadas aos determinantes da atividade, como a organização do trabalho, o pagamento por meio de bónus de produção, o trabalho temporário. Ambas as empresas, no território, geram o desenvolvimento de conhecimentos e competências que são transmitidos de geração em geração. Elas representam a única fonte estável de rendimento para as pessoas, mas levando-as a se comprometerem com a sua saúde.

Keywords : análise de atividade; território; intervenção ergonómica; género; mariscos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )