SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The reality of the work activity in the process of transformation of sea products: when the territory determines inequalitiesThe impacts of industry 4.0 on the territory and on the pedagogical practices of trainers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

GOUTILLE, Fabienne  and  GARRIGOU, Alain. Articular atividade de trabalho e construção territorial da atividade para compreender e transformar o uso de produtos fitofarmacêuticos e dos seus protagonistas.Translated byTeresa Lello. Laboreal [online]. 2021, vol.17, n.2, e18237.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal..

O trabalho apresentado neste artigo explora as relações entre atividade, exposição aos pesticidas e território, apelando para o campo de ação da ergonomia a fim de agir de forma preventiva.

A atividade do tratamento fitossanitário (proteção das culturas com recurso ao uso de produtos fitofarmacêuticos) foi inicialmente estudada para documentar a exposição a pesticidas dos viticultores em condições reais de trabalho. Os trabalhos de reflexão realizados com os empresários vitícolas levaram a que se estabelecesse uma relação entre a atividade de tratamento e os mecanismos e práticas sociais que regem a organização nacional e local da utilização de produtos fitofarmacêuticos em meio vitícola. A articulação destes dois níveis de análise da atividade (atividade laboral e construção territorial da atividade) permitiu ver de que forma o contexto territorial nacional e local (social, político e histórico) pode impedir a dimensão construtiva da prevenção do risco dos pesticidas. O artigo propõe-se acompanhar os viticultores na recuperação do controlo do seu trabalho através de ações ergonómicas ao nível da empresa e do território.

Keywords : análise do trabalho; exposição dos profissionais; território; pesticidas; viticultura.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )