SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Articular la actividad de trabajo y la construcción de la actividad para comprender y transformar el uso de productos fitofarmacéuticos y de sus protagonistasEl Sistema de Recolección Diferenciada en el territorio de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Características inéditas de la participación de cartoneros en la gestión de los residuos urbanos secos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Laboreal

versión On-line ISSN 1646-5237

Resumen

AZEVEDO, Ana I.; CARAMELO, João  y  SILVA, Sofia Marques da,. Os impactos da indústria 4.0 no território e nas práticas pedagógicas de formadores/as. Laboreal [online]. 2021, vol.17, n.2, e18410.  Epub 03-Dic-2021. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.18410.

As mudanças decorrentes dos recentes avanços tecnológicos, no âmbito da indústria 4.0, impulsionadas quer pelo rápido desenvolvimento das TIC, quer pela pandemia de COVID-19 que, entre outros, levou a que uma parte substancial da população vivesse numa situação de teletrabalho, levam-nos a refletir sobre o possível impacto destas mudanças no mundo do trabalho e no exercício da atividade de formador/a. A partir da análise do contexto industrial português e de 1.586 respostas de formadores/as nacionais a um inquérito por questionário, recolhidas entre dezembro de 2020 e abril de 2021, procurámos auscultar as suas perceções sobre as principais mudanças na sua função profissional decorrentes principalmente da 4.ª revolução industrial (i4.0). Conclui-se que há uma distribuição desigual das indústrias pelo território nacional, o que poderá explicar impactos desiguais no mundo do trabalho e respetivas diferenças nas práticas de formação que podem, no entanto, ser mitigadas através do uso das tecnologias inerentes e decorrentes da própria indústria 4.0.

Palabras clave : indústria 4.0; digitalização; formação à distância; território ciberfísico; formação de formadores.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )