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Laboreal
versão On-line ISSN 1646-5237
Resumo
AZEVEDO, Ana I.; CARAMELO, João e SILVA, Sofia Marques da,. Os impactos da indústria 4.0 no território e nas práticas pedagógicas de formadores/as. Laboreal [online]. 2021, vol.17, n.2, e18410. Epub 03-Dez-2021. ISSN 1646-5237. https://doi.org/10.4000/laboreal.18410.
As mudanças decorrentes dos recentes avanços tecnológicos, no âmbito da indústria 4.0, impulsionadas quer pelo rápido desenvolvimento das TIC, quer pela pandemia de COVID-19 que, entre outros, levou a que uma parte substancial da população vivesse numa situação de teletrabalho, levam-nos a refletir sobre o possível impacto destas mudanças no mundo do trabalho e no exercício da atividade de formador/a. A partir da análise do contexto industrial português e de 1.586 respostas de formadores/as nacionais a um inquérito por questionário, recolhidas entre dezembro de 2020 e abril de 2021, procurámos auscultar as suas perceções sobre as principais mudanças na sua função profissional decorrentes principalmente da 4.ª revolução industrial (i4.0). Conclui-se que há uma distribuição desigual das indústrias pelo território nacional, o que poderá explicar impactos desiguais no mundo do trabalho e respetivas diferenças nas práticas de formação que podem, no entanto, ser mitigadas através do uso das tecnologias inerentes e decorrentes da própria indústria 4.0.
Palavras-chave : indústria 4.0; digitalização; formação à distância; território ciberfísico; formação de formadores.