SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O Sistema de Coleta Diferenciada no território da cidade de Buenos Aires. Características inéditas da participação de cartoneros na gestão de resíduos secos urbanosA poda de vegetação no trabalho do eletricista de linha viva sob a ótica da ergonomia e da psicodinâmica do trabalho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

GOMEZ, Tania Aillón. O tecido social na produção do posto de trabalho na indústria Cochabamba-Bolívia. Laboreal [online]. 2021, vol.17, n.2, e18509.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.18509.

A partir da compreensão do território como uma dimensão da vida no trabalho, procuramos, neste artigo, e a partir de dados sobre os mercados de trabalho na indústria, em Cochabamba-Bolívia, explicar e compreender esses mercados como espaços socialmente produzidos, premissa e resultado da práxis humana. Neste sentido, a trajetória de trabalho dos trabalhadores é tida como um fio condutor em que as alternativas individuais ou familiares se entrelaçam com a dissolução das formas parcelares de produção no setor agrícola e com as dinâmicas de acumulação de capital no meio urbano. Embora a mobilidade dos trabalhadores e a produção espacial dos mercados de trabalho sejam sintomas de processos sociais gerais, esta rompe com uma visão determinista, pois a prática social que produz os sintomas é também resultado da dimensão subjetiva dos trabalhadores.

Palavras-chave : trajetórias de trabalho; mercados de trabalho; espaço; exército industrial de reserva; migração.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )