SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Ergonomics for an interspecies creative process: thinking about scenography as an interface to animal workAnimal labor and moral agency. Training and education of working dogs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

ALVAREZ, María Fernanda de Torres. Ninguém é uma besta. Trabalho de touros na arena de Camargue. Laboreal [online]. 2022, vol.18, n.1, e19107.  Epub Sep 30, 2022. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.19107.

Neste artigo propomos analisar a corrida camarguaise (CC) através do trabalho de animais. Vamos abordar a carreira do Touro Biòu de Ouro, sabendo que o principal objetivo da sua linhagem é a corrida, um desporto baseado na competição de velocidade e agilidade entre humanos (razeteurs) e touros, no Camargue, no sul da França. Identificamos um percurso de 12 anos, onde um saber e a inteligência crescem no corpo do touro graças à exposição repetida ao razateur. Encontramos duas estéticas deste desporto que têm correlação no trabalho na ganadaria, uma identificada pela força e a outra pela submissão ativa, o que cria condições para diminuir, ou aumentar, a humanidade e a animalidade. Os resultados são baseados em dados recolhidos através da observação participativa de dez cursos em Camargue e da análise de arquivos audiovisuais privados, e 15 entrevistas semiestruturadas com razeuteurs e fazendeiros durante 2021.

Keywords : trabalho animal; corrida camarguesa; corpos enriquecidos; oficio.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )