SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Las estrategias colectivas de gestión del equipo responsable del análisis de la asignación de los servidores técnico-administrativos de una universidad pública federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Laboreal

versión On-line ISSN 1646-5237

Resumen

NEVES, Mary Yale et al. Atividade de trabalho em cena: estratégias de pesquisa↔intervenção em saúde com trabalhadoras de uma escola pública. Laboreal [online]. 2022, vol.18, n.2, e19585.  Epub 30-Dic-2022. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.19585.

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das estratégias metodológicas de uma pesquisa↔intervenção, com ênfase nas relações entre saúde e trabalho, desenvolvidas em conjunto com trabalhadoras de uma escola pública de ensino fundamental, localizada em um município do estado do Rio de Janeiro. O percurso investigativo está estruturado em duas etapas: i) realização de conversas sobre o trabalho com trabalhadoras e observações das atividades de trabalho; e ii) Encontros sobre o Trabalho, inicialmente, por segmento profissional, e, posteriormente, com o coletivo ampliado. A perspectiva era a construção de um observatório contínuo e permanente sobre as conexões entre saúde e trabalho, alimentado por uma comunidade ampliada de pesquisa↔intervenção - CAPI. O foco da análise empreendida são as potencialidades das estratégias metodológicas mobilizadas, bem como os obstáculos enfrentados. As transformações instauradas pelos processos concernentes à pesquisa↔intervenção abriram um campo permanente de negociação cotidiana, comprometido com melhores condições de vida, saúde e trabalho.

Palabras clave : método; trabalho; saúde; saúde do trabalhador; escolas.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )