SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Let's write about what do we do? The collective experiences of caring for the mental health of workers in a federal public institution during the covid-19 pandemicInfluences of the COVID-19 pandemic on the experience of immigration and labor relations (RT) of Brazilian women in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

MAXIMO, Thaís et al. Uma análise sobre a saúde de trabalhadores que estão no enfrentamento à Pandemia. Laboreal [online]. 2022, vol.18, n.2, e19841.  Epub Dec 30, 2022. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.19841.

Este estudo analisou a relação entre trabalho e saúde de pessoas que realizaram a sua atividade em serviços de saúde que atuaram no enfrentamento à COVID-19. Participaram 108 profissionais na Paraíba - Brasil. Um questionário foi utilizado a fim de caracterizar a saúde, a organização e condições de trabalho, o acesso a treinamentos e a Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os resultados produzidos, analisados com o aporte da Clínica da Atividade, apontam que havia pouca oferta de formações e treinamentos para atuar frente à pandemia e que eles vivenciaram condições e organizações do trabalho que não priorizaram sua saúde mental. Além disso, houve pouco reconhecimento social, baixa remuneração e problemas na gestão da pandemia pelo poder público e por instituições de saúde, o que impactou negativamente sua atividade de trabalho.

Keywords : trabalho na saúde; COVID-19; saúde do trabalhador.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )