SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2An analysis of the health of workers facing the pandemicWorkers, in the plural author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

OLTRAMARI, Andrea; FRAGA, Aline Mendonça; SCHERER, Laura Alves  and  PRESTES, Vanessa Amaral. Influências da pandemia de COVID-19 na vivência da imigração e nas relações de trabalho (RT) de brasileiras em Portugal. Laboreal [online]. 2022, vol.18, n.2, e19913.  Epub Dec 30, 2022. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.19913.

Esta pesquisa estudou as influências da pandemia de COVID-19 na vivência da imigração e nas Relações de Trabalho (RT) para imigrantes brasileiras em Portugal. O estudo contou com entrevistas biográficas com 27 mulheres que residem no país há três anos. A apresentação dos resultados se dá em dois eixos: a) vivências das brasileiras imigrantes prévias à migração, condições da imigração, e relação com o trabalho; e b) análise das mudanças no contexto do trabalho e os desafios pessoais e familiares após instauração da crise sanitária mundial. Como principais influências da COVID-19 no âmbito das RT, em contexto de imigração, os resultados indicam: demissão e busca de novas atividades remuneradas; necessidade de distintas fontes de renda; intensificação de horas de trabalho, sobretudo nos casos de home office; teletrabalho vinculado a empresas de forma autônoma, plataformas digitais ou rede de contato; e continuidade em Portugal dependente do apoio financeiro e emocional de familiares.

Keywords : mulheres; relações de trabalho; imigração; pandemia; COVID-19.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )