SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Las actividades de las "Mujeres de las aguas": cuestiones para una ergonomía contemporánea¿Cuál es el límite del análisis de la actividad en las Ciencias del Trabajo?: Artículo-respuesta a Lima, Ribeiro, La Guardia e Nagem (2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Laboreal

versión On-line ISSN 1646-5237

Resumen

OLIVEIRA, Simone Santos  y  PORTELLA, Sergio. Conhecimentos sociotécnicos e comunitários para uma nova relação do saber-fazer no enfrentamento a desastres. Laboreal [online]. 2023, vol.19, n.1, e20154.  Epub 01-Jul-2023. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.20154.

Descrevemos a experiência de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa como um potencial agregador de outros dispositivos que buscam romper com a herança colonial de vulnerabilidade e apostam na tessitura de um saber aderente, territorial, comunitário de grupos humanos que vivenciaram desastres. Os cenários de mudanças climáticas apontados pelos relatórios do Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima alertam para o aumento do número de eventos críticos. Desastres como processos reveladores das vulnerabilidades dos territórios, resultantes do modelo de desenvolvimento. A experiência relatada se desenvolve nas cidades serranas do Rio de Janeiro que vivenciaram a catástrofe de 2011, a partir de um conjunto de dispositivos como a cartografia social, produção de memória comunitária e índices comparativos de vulnerabilidades socioambientais, para compreender o grau de aderência e desaderência dos conhecimentos territorializados e promover o encontro de saberes entre redes sociotécnicas, de gestão e comunitárias.

Palabras clave : desastres; vulnerabilidades; ergologia; cartografia social; território.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )