SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1As atividades das "Mulheres das águas": questões para uma ergonomia contemporâneaQual o limite da análise da atividade nas Ciências do Trabalho?: Artigo-resposta à Lima, Ribeiro, La Guardia e Nagem (2020) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

OLIVEIRA, Simone Santos  e  PORTELLA, Sergio. Conhecimentos sociotécnicos e comunitários para uma nova relação do saber-fazer no enfrentamento a desastres. Laboreal [online]. 2023, vol.19, n.1, e20154.  Epub 01-Jul-2023. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.20154.

Descrevemos a experiência de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa como um potencial agregador de outros dispositivos que buscam romper com a herança colonial de vulnerabilidade e apostam na tessitura de um saber aderente, territorial, comunitário de grupos humanos que vivenciaram desastres. Os cenários de mudanças climáticas apontados pelos relatórios do Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima alertam para o aumento do número de eventos críticos. Desastres como processos reveladores das vulnerabilidades dos territórios, resultantes do modelo de desenvolvimento. A experiência relatada se desenvolve nas cidades serranas do Rio de Janeiro que vivenciaram a catástrofe de 2011, a partir de um conjunto de dispositivos como a cartografia social, produção de memória comunitária e índices comparativos de vulnerabilidades socioambientais, para compreender o grau de aderência e desaderência dos conhecimentos territorializados e promover o encontro de saberes entre redes sociotécnicas, de gestão e comunitárias.

Palavras-chave : desastres; vulnerabilidades; ergologia; cartografia social; território.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )