SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1¿Cuál es el límite del análisis de la actividad en las Ciencias del Trabajo?: Artículo-respuesta a Lima, Ribeiro, La Guardia e Nagem (2020)13 de octubre de 2013: Firma del Convenio Minamata sobre el mercurio - Análisis desde la realidad de los pequeños mineros artesanales de oro de Madre de Dios, en Péru índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Laboreal

versión On-line ISSN 1646-5237

Resumen

GABORIAU, Marion. Estudo sociológico do dispositivo de inaptidão para o trabalho na função pública francesa: o caso da Câmara Municipal de Paris. Laboreal [online]. 2023, vol.19, n.1, e20858.  Epub 01-Jul-2023. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.20858.

Este artigo apresenta uma investigação de doutoramento em sociologia sobre o reconhecimento da inaptidão para o trabalho por motivos de saúde na função pública territorial francesa. Toma como caso de estudo a Câmara Municipal de Paris, que identifica todos os anos a inaptidão para o trabalho de mais de 500 trabalhadores/as e encaminha-os/as para a reclassificação profissional ou para a reforma por invalidez. O trabalho baseia-se num estudo etnográfico de três anos que combina a observação de situações de trabalho e de perícia, entrevistas com diversos profissionais e trabalhadores/as reconhecidos/as como inaptos/as para as suas funções, a análise qualitativa de processos médico-administrativos e o tratamento estatístico de bases de dados. A análise visa compreender as lógicas institucionais (jurídicas, económicas e de gestão) que sustentam o dispositivo de inaptidão, bem como o que alimenta as decisões de inaptidão numa determinada situação. Em particular, a tese explora diferentes cenários de perícia, caracterizados por relações assimétricas de poder entre médicos/as e trabalhadores/as e por um tratamento da informação que é fonte de mal-entendidos e incerteza. De igual modo, lança luz sobre o efeito de (re)produção de desigualdades sociais e de género no reconhecimento e tratamento dos problemas de saúde no trabalho, cujas causas potencialmente profissionais são muitas vezes ignoradas.

Palabras clave : inaptidão para o trabalho; função pública territorial francesa; cargos subalternos no setor público; reforma por invalidez; reclassificação profissional.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )