19 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Laboreal

 ISSN 1646-5237

VEZZA, Flora Maria Gomide. Tocar e ensinar a tocar bateria: encontro de bateristas professores com a ergonomia. []. , 19, 2, e20934.   01--2023. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.20934.

O setor da música destaca-se na Indústria Criativo-Cultural pelo faturamento e número de empregos. Apesar disso, as condições de trabalho e outras facetas da atividade musical ainda são pouco estudados. Este artigo traz resultados parciais de um projeto de produção de material de apoio ao ensino saudável de bateria e se baseia em entrevistas com bateristas professores que discutiram o aprendizado, a performance e o ensino de bateria. Quatro grandes grupos de temas foram identificados, dos quais o artigo discute o primeiro: tocar bateria. Para falar sobre a performance, os entrevistados abordaram diferentes dimensões da prática musical - o uso do corpo ao tocar, a respiração, os gêneros musicais, as relações entre ouvir e tocar, pensar e tocar, as causas das lesões. O artigo apresenta exemplos do que disseram e discute aspectos da corporeidade do performer e dos saberes de prudência, indicando futuros desenvolvimentos do estudo da atividade dos músicos para a ergonomia.

: baterista; ergonomia; saberes de prudência; formação; performance.

        · | |     · |     · ( pdf )