SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Pianistas no trabalho: uma discussão acerca do fazer musical profissional em São Paulo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

VEZZA, Flora Maria Gomide. Tocar e ensinar a tocar bateria: encontro de bateristas professores com a ergonomia. Laboreal [online]. 2023, vol.19, n.2, e20934.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.20934.

O setor da música destaca-se na Indústria Criativo-Cultural pelo faturamento e número de empregos. Apesar disso, as condições de trabalho e outras facetas da atividade musical ainda são pouco estudados. Este artigo traz resultados parciais de um projeto de produção de material de apoio ao ensino saudável de bateria e se baseia em entrevistas com bateristas professores que discutiram o aprendizado, a performance e o ensino de bateria. Quatro grandes grupos de temas foram identificados, dos quais o artigo discute o primeiro: tocar bateria. Para falar sobre a performance, os entrevistados abordaram diferentes dimensões da prática musical - o uso do corpo ao tocar, a respiração, os gêneros musicais, as relações entre ouvir e tocar, pensar e tocar, as causas das lesões. O artigo apresenta exemplos do que disseram e discute aspectos da corporeidade do performer e dos saberes de prudência, indicando futuros desenvolvimentos do estudo da atividade dos músicos para a ergonomia.

Palavras-chave : baterista; ergonomia; saberes de prudência; formação; performance.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )