SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Estratégias de Mediação do Sofrimento Laboral e Saúde Mental de Venezuelanos no Brasil“Transmitir o que se sabe, como se sabe e quando se pode”: uma análise multidimensional da transmissão de conhecimentos no trabalho para a construção da sua sustentabilidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Laboreal

versão On-line ISSN 1646-5237

Resumo

FREITAS, Ernani Cesar de; SCHERMACK, Keila de Quadros  e  BOAVENTURA, Luis Henrique. Cenografia e ethos no discurso das professoras donas de casa: dramáticas do corpo-si nas atividades laborais. Laboreal [online]. 2023, vol.19, n.2, e21486.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.4000/laboreal.21486.

Este artigo tem o objetivo de analisar cenografias e ethos discursivos manifestados nas práticas linguageiras sobre o trabalho das professoras donas de casa. O marco teórico se fundamenta na perspectiva enunciativo-discursiva de (Maingueneau, 2018a, 2020) em interface com os estudos ergológicos de (Schwartz & Durrive, 2010). A pesquisa é do tipo exploratória, com procedimento bibliográfico e de campo, e possui abordagem qualitativa. O corpus de pesquisa é constituído de entrevistas não estruturadas feitas com duas professoras donas de casa. Através dos enunciados que constituem e constroem a cenografia enunciativa, depreendem-se o debate de normas e valores sobre as atividades e as dramáticas de uso do corpo-si revelando ethos discursivos de resiliência, competência e profissionalismo ao evidenciar que, mesmo diante do contexto da pandemia, as profissionais fazem a gestão de si em prol do bem-estar dos sujeitos envolvidos nas atividades laborais.

Palavras-chave : Ethos; cenografia; ergologia; atividade de trabalho; professoras donas de casa.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )