SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Gravidez ectópica intersticial após anexectomia ipsilateralDocumento de consenso sobre o uso de redes transvaginais na cirurgia de correcção do Prolapso dos Órgãos Pélvicos (POP) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versión impresa ISSN 1646-5830

Resumen

CASTRO, Maria Geraldina; SILVA, Ricardo Pereira e; ALEGRA, Sofia  y  CANDOSO, Bercina. Documento de consenso sobre o uso de fitas sintéticas (slings) suburetrais na correção cirúrgica da Incontinência Urinária de Esforço. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2020, vol.14, n.4, pp.270-272.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1646-5830.

Existe um grande número de recomendações e tomadas de posição a nível mundial sobre o uso de fitas sintéticas (slings) no tratamento da Incontinência Urinária de Esforço (IUE), o que reflete a importância da sua discussão e a controvérsia que tem sido gerada. Em geral, há uma sinergia e concordância entre as diferentes sociedades científicas, considerando-as uma opção segura, apesar de correrem risco de serem retiradas do mercado, devido ao seu uso indiscriminado1. Desta forma, a Secção Portuguesa de Uroginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, em conjunto com a Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia, percebeu a necessidade de emitir recomendações sobre este assunto para apoiar os cirurgiões pélvicos no uso de redes vaginais em Portugal. Este documento visa defender a segurança do uso de redes no tratamento da IUE no nosso país.

Palabras clave : Urinary incontinence; Stress; Societies; Scientific; Suburethral Slings..

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )