SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Hemoperitoneu espontâneo por rotura das artérias uterinas no segundo trimestre de gravidez - um caso clínico raroTetrassomia parcial 10 em mosaico: um diagnóstico pré-natal raro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

BRANCO, Rute Isabel; SANTOS, Nelson  e  FERREIRA, Ana Paula. Diagnóstico de metahemoglobinémia numa grávida em trabalho de parto. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2022, vol.16, n.2, pp.150-154.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1646-5830.

A metahemoglobinémia é uma hemoglobinopatia rara que pode complicar a gravidez. Na literatura são poucos os casos descritos de grávidas com o diagnóstico de metahemoglobinémia, bem como a sua atuação obstétrica e anestésica. Relatamos o caso de uma paciente de 24 anos internada em trabalho de parto, com cianose, mas sem dispneia. Apresentava uma saturação de oxigénio de 86%, que não se alterou após oxigenoterapia. A gasimetria arterial evidenciou normoxémia e uma metemoglobina de 24,4%. Para limitar o consumo de oxigénio pela grávida foi inicialmente administrado analgesia epidural, e posteriormente realizado um parto instrumentado com ventosa. A mãe e o recém-nascido tiveram alta após um internamento sem intercorrências. A investigação etiológica da cianose revelou esta rara hemoglobinopatia.

Palavras-chave : Cianose; Metahemoglobinémia; Gravidez.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )