SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Acuidade e qualidade em colposcopiaDiabetes gestacional: o papel do microbiota intestinal e o uso de probióticos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

COSTA, Ana Rosa et al. Controlo da dor em procedimentos ginecológicos em regime de consultório. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2022, vol.16, n.3, pp.264-272.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1646-5830.

Os procedimentos ginecológicos em ambulatório são cruciais na área da saúde da mulher. Novos métodos anestésicos que substituem a anestesia geral e impulsionam a transição do bloco operatório para o consultório para a realização de múltiplas intervenções diagnósticas e terapêuticas, são indispensáveis. A dor moderada a intensa é frequentemente sentida pelas mulheres, levando à interrupção do procedimento. Não existe consenso sobre o uso de rotina de analgesia durante esses procedimentos em ambulatório. Estratégias e diretrizes de controle da dor mais eficazes são necessárias para o alívio da dor para a realização de alguns procedimentos como são exemplo a introdução de dispositivos intrauterinos e a realização de histeroscopias. Este trabalho é uma reflexão sobre este tópico com o objetivo de abrir caminho para um controlo generalizado da dor em procedimentos ginecológicos de modo a satisfazer amplamente as expectativas e necessidades das mulheres.

Palavras-chave : Controlo da dor; Procedimentos ginecológicos de ambulatório; Dispositivos intrauterinos; Histeroscopia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )