SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Tira-teste urinária para rastreio de pré-eclâmpsia: uma revisão baseada na evidênciaTransmissão vertical de Doença por Coronavírus - Um desafio diagnóstico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

DUNKEL, Rita et al. Rotura Uterina: Um caso imprevisível num útero sem cicatriz. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2022, vol.16, n.3, pp.296-298.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1646-5830.

A rotura uterina que acontece na gravidez é uma situação rara, mas grave. Ocorre normalmente em úteros com cicatrizes prévias, mas raramente, pode acontecer em úteros sem cicatriz. Os autores apresentam o caso de uma grávida, com um parto vaginal anterior e sem história de cirurgia uterina prévia, que desenvolveu um choque hipovolémico após parto. Após a ecografia abdominal demonstrar um hemoperitoneu massivo, realizou-se uma laparoscopia diagnóstica onde se encontrou uma rotura uterina. O defeito da parede uterina foi corrigido não sendo necessária uma histerectomia. Assim é importante estar alerta para esta situação, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Palavras-chave : Gravidez; Rotura Uterina; Choque.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )