SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Caso Clínico de Malformação de Dandy-Walker e Síndrome de Noonan - Correlação dos achados pré-natais com avaliações neonataisSinais sugestivos de reação alérgica ao implante contracetivo de libertação de etonogestrel índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

MENDES, Inês et al. Mastite Granulomatosa Idiopática: Um Caso Clínico na Gravidez. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2022, vol.16, n.3, pp.307-309.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1646-5830.

Grávida de 38 semanas apresenta tumefação na mama esquerda associada a dor com 1 mês de evolução. Após 2 esquemas de antibioterapia com drenagem de abcesso sem melhoria procede-se a biopsia mamária Trucut cujo resultado histológico foi de Mastite Granulomatosa. Medicada com corticoterapia em alta dosagem e de longa duração, o quadro clínico teve resolução completa. A Mastite Granulomatosa Idiopática é uma entidade rara, que mimetiza o carcinoma da mama, cuja etiologia, incidência e tratamento ainda estão por definir. O seu conhecimento conduz ao diagnóstico atempado evitando custos desnecessários e melhorando a abordagem da doente.

Palavras-chave : Mastite granulomatosa; Gravidez; Corticoterapia; Carcinoma da mama.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )