SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Estudo CHOose: as escolhas contracetivas em mulheres com obesidade classe 2 e 3 nos Cuidados de Saúde Primários de Vila Nova de Gaia e EspinhoPrevenção e abordagem de lesões iatrogénicas da bexiga em cirurgia ginecológica e obstétrica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

FONSECA, Catarina Morais da; SILVA, Ana Filipa  e  FERREIRA, Maria do Céu. Dois pesos, uma balança: psicopatologia e psicofarmacologia na mulher grávida. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2022, vol.16, n.4, pp.342-353.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1646-5830.

As perturbações depressivas e de ansiedade correspondem às patologias psiquiátricas mais frequentes na mulher, sendo a gravidez um fator de risco para o seu desenvolvimento ou descompensação. Esta revisão foca-se na prescrição de psicofármacos no período perinatal, com ênfase no equilíbrio entre o bem-estar materno e as possíveis complicações fetais. Estudos recentes são consensuais quanto à necessidade de diagnosticar e tratar adequadamente a patologia mental perinatal devido ao risco de consequências materno-fetais potencialmente graves, como o suicídio e o infanticídio. A avaliação e orientação das comorbilidades psiquiátricas durante a gravidez permanece um desafio, sendo a abordagem multidisciplinar perinatal uma prioridade a ser implementada a nível nacional.

Palavras-chave : Gravidez; Psicofármacos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )