SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Endometriose e cancro do ovário - evidências e implicações clínicasDeciduose uterina exuberante como causa de hemoperitoneu espontâneo na gravidez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versión impresa ISSN 1646-5830

Resumen

LOPEZ, Berta; VEIGA, Vera  y  SILVA, Daniel Pereira da. Justifica-se a vacinação contra o HPV nas mulheres entre os 26-45 anos?. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2022, vol.16, n.4, pp.375-380.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1646-5830.

Desde 2008 que a vacina contra HPV faz parte do Programa Nacional de Vacinação, sendo oferecido a meninas a partir dos 10 anos. Teoricamente a utilização desta vacina em mulheres com mais de 26 anos deve-se ao fato desta manter a eficácia no desenvolvimento de anticorpos e por ter segurança e eficácia comprovadas na prevenção da infeção e no desenvolvimento de lesões benignas, pré invasivas e cancro relacionados com HPV. A vacinação para além dos 26 anos deve ser discutida individualmente, tendo em conta todos os fatores de risco. Assim a vacinação universal até aos 45 anos não está recomendada por nenhuma sociedade nacional ou internacional.

Palabras clave : HPV; Vacina; Imunogenicidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )