SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Justifica-se a vacinação contra o HPV nas mulheres entre os 26-45 anos?Diagnóstico e abordagem de hyperreactio luteinalis: uma entidade rara na gravidez índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

MONTEIRO, Diana Margarida; LARANJO, Mafalda; GONCALVES, Inês Sarmento  e  SOARES, Fátima. Deciduose uterina exuberante como causa de hemoperitoneu espontâneo na gravidez. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2022, vol.16, n.4, pp.381-383.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1646-5830.

A decidualização ectópica é habitualmente um achado incidental durante a intervenção cirúrgica da cavidade abdominal durante a gravidez. Identifica-se como uma ou múltiplas lesões friáveis e sangrantes. Reportamos o caso duma mulher com 36 semanas de gestação, complicada por placenta prévia, que recorre ao serviço de urgência por dor abdominal intensa. Durante a cesariana constatou-se hemoperitoneu proveniente de sangramento ativo duma lesão friável exuberante que cobria toda a face uterina posterior, as regiões anexiais bilateralmente e a face anterior do reto. A hemostase foi conseguida com medidas conservadoras e a doente teve um desfecho favorável. A deciduose é uma entidade benigna que deve ser tratada conservadoramente sempre que possível para prevenir lesão iatrogénica.

Palavras-chave : Hemoperitoneu; Complicações da gravidez; Decídua.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )