SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Perfil das mulheres que recorrem a uma interrupção voluntária da gravidez num hospital terciário português: período pré e pandémico ao COVID-19Cancro durante a gravidez: visão global sobre o diagnóstico, tratamento e conduta obstétrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versión impresa ISSN 1646-5830

Resumen

SALES, Sara Sousa et al. Pesquisa de gânglio sentinela com verde de indocianina e fluorescência infravermelha no cancro do endométrio. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.1, pp.38-44.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 1646-5830.

Introdução e Objetivos:

A biópsia de gânglio sentinela (BGS) no carcinoma do endométrio surgiu como alternativa à linfadenectomia sistemática, privilegiando-se a injeção intracervical de verde de indocianina.

Métodos:

Foi realizado um estudo coorte prospetivo com o intuito de avaliar a reprodutibilidade da BGS com verde de indocianina no carcinoma do endométrio, num Hospital Português de nível III. Procedeu-se à análise descritiva das caraterísticas clinico-patológicas da população estudada e discussão do processo de implementação da nova técnica.

Resultados:

Estabeleceu-se um mínimo de 20 doentes com carcinoma do endométrio até publicação, incluindo todos os graus e tipos histológicos. Entre as 20 doentes recrutadas, 12 (12/20; 60%) foram submetidas a histerectomia total e anexectomia bilateral (HTL/AB) e BGS e as 8 restantes a estadiamento retroperitoneal completo (8/20; 40%). Foi detetado pelo menos 1 gânglio sentinela (GS) em todos os casos (20/20; 100%), bilateralmente em 14 (14/20; 70%) e unilateralmente em 6 (6/20; 30%). Um terceiro GS sagrado foi identificado num caso. Não se identificaram GS para-aórticos. O número médio de GS removidos em cada doente foi 2.3 (intervalo 1-3). Entre as 20 doentes, 2 (2/20; 10%) apresentaram metastização ganglionar e em ambos os casos não foi possível identificar bilateralmente o GS. O tempo operatório médio foi 240 minutos e o tempo dedicado ao mapeamento ganglionar 40 minutos, unilateralmente. O tempo operatório médio foi inferior nas doentes submetidas a BGS, comparativamente à linfadenectomia sistemática (219 minutos vs 280 minutos). Não houve complicações associadas à injeção do marcador. Foi realizado ultraestadiamento em todos os casos.

Conclusões:

A presente publicação é a primeira série de casos portuguesa reportada de biópsia de gânglio sentinela com verde de indocianina, por via laparoscópica no carcinoma do endométrio.

Palabras clave : Verde de indocianina; Injeção intracervical; Biópsia de gânglio sentinela; Estadiamento ganglionar; Carcinoma do endométrio.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )