SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Cancro durante a gravidez: visão global sobre o diagnóstico, tratamento e conduta obstétricaGravidez após injeção intracitoplasmática em casais com síndrome de Kartagener índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

SILVA, Catarina Marçal da; GOMES, Inês Neves  e  GODINHO, Ana Beatriz. Aconselhamento contracetivo em mulheres com deficiência intelectual. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.1, pp.59-66.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 1646-5830.

O aconselhamento contracetivo a doentes portadores de deficiência intelectual (DI) grave é um desafio. O profissional de saúde deve ser um agente facilitador de acesso a cuidados de saúde e deve considerar as preocupações dos cuidadores informais, respeitando os desejos e autonomia da doente. Pretende-se com este artigo rever as escolhas contracetivas disponíveis, bem como os seus benefícios não contracetivos, abordando ainda temas como a participação em rastreios de cancro do colo do útero e da mama, questões legislativas, tais como os direitos da pessoa com deficiência e crimes contra a autodeterminação sexual.

Palavras-chave : Contraceção; Aconselhamento; Deficiência intelectual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )