SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LGBTQIA+ e Saúde Sexual e Reprodutiva: Resultados de um inquérito aos médicos portuguesesTerapia hormonal na pós-menopausa e risco de cancro da mama e ginecológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa

versão impressa ISSN 1646-5830

Resumo

AMARAL, Patrícia Pereira et al. A consulta de Planeamento Familiar como oportunidade-chave na vida da mulher: visão dos profissionais de saúde. Acta Obstet Ginecol Port [online]. 2023, vol.17, n.2, pp.129-133.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1646-5830.

Introdução e Objetivo:

A consulta de Planeamento Familiar deve constituir, para além de uma consulta de aconselhamento da mulher relativo a contraceção e a cuidados pré e pós-concecionais, uma oportunidade-chave de educação para a sua saúde global.

Desenho do estudo, População e Métodos:

Estudo prospetivo, observacional, realizado através de um questionário online utilizando a ferramenta Google Forms®, divulgado através de plataformas digitais. Foram incluídos enfermeiros, médicos internos e especialistas em Medicina Geral e Familiar e de Ginecologia/Obstetrícia que realizam consulta de Planeamento Familiar.

Resultados:

Dos 265 inquiridos, a maioria promove estilos de vida saudáveis e realiza rastreios oncológicos ginecológicos, mas parece haver um défice significativo na prevenção e abordagem da violência contra mulheres e da mutilação genital feminina.

Conclusão:

A consulta de Planeamento Familiar deve constituir uma oportunidade de educação das utentes, sendo fundamental para o seu bem-estar a longo prazo.

Palavras-chave : Planeamento familiar; Saúde da mulher; Prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )